DICAS

Regulamento Interno

em Condôminos
É o conjunto de normas e procedimentos referentes ao comportamento e à conduta dos moradores e freqüentadores, disciplinando o uso das áreas.

Principais itens do Regimento e da Convenção Interna:

Construções e obras
Reformas ou alterações nas áreas internas privativas são permitidas, desde que estejam dentro do estabelecido em legislação específica para edificação, convenção. Para saber até onde você pode ir com toda essa mudança e o que é aconselhável fazer nestes casos, acompanhe algumas dicas de o que você precisa saber sobre reforma nos apartamentos:

- Barulho: a reforma deverá acontecer no período previsto no Regulamento Interno. Obras deverão acontecer em horário padrão (das 8h às 17h).
- Avise o sindico: é aconselhável que comunique o sindico para que o próprio avise os demais condôminos antes de iniciar qualquer projeto que gere barulho e transtornos no dia a dia das demais pessoas. Ele também poderá lhe orientar quanto às regras do local e procedimentos básicos, como por exemplo, o que fazer com o entulho.
- Mão de obra: tenha muito cuidado e atenção na hora da contratação dos serviços. Nem todos os profissionais possuem conhecimento e sabem lidar com reformas em apartamentos. Eles deverão estar a par tanto quanto você sobre as normas do local.
- Fachadas: nem tudo você poderá mudar. Procure respeitar as normas do condomínio. Áreas comuns ou que afetam a estrutura geral do local não podem ser alterados, visto que mexerão em todo o projeto do prédio. Os infratores estão sujeitos a uma multa prevista na convenção e podem ser obrigados a desfazer a alteração.

Garagem
É o espaço destinado para se estacionar e guardar veículos em condomínios comerciais ou residenciais, sendo que sua manutenção pode ser incluída conjuntamente a das instalações comuns.

A garagem é um dos pontos mais sensíveis do condomínio. Além de ser a porta de entrada de muita gente, é o principal ponto de atrito entre vizinhos.

Além das tão discutidas vagas sorteadas, há quem conduza o veículo em alta velocidade, ou quem use o local como depósito, além daqueles que buzinam sem necessidade no local. Há também quem não estacione seu carro na vaga correta, deixando um vizinho sem ter onde parar. Outros estacionam o automóvel de maneira errada, e quem tiver o azar de ficar com a vaga ao lado, não consegue sequer abrir sua porta.

Por isso, convém que a convenção estipule regras, como:

- identificação para entrada do veiculo (porteiros, controles de acionamento, etc);
- permissão ou não de lavagem de carros na garagem;
- possibilidade ou não de locação de vagas para terceiros;
- utilização da garagem por visitantes;
- normas de segurança (sinalização, iluminação, extintores, demarcação, etc).
Horário
O Regimento interno, a convenção ou as assembléias, em função da conveniência de maioria dos condôminos, determinam os horários para realização de mudanças, uso do salão de festas e de jogos, do playground, e da piscina.

Salão de Festas
O uso do salão dever ser previsto na convenção ou no regimento interno, no que diz respeito a forma de sua utilização(custo, limpeza,horário, equipamentos, etc.).

Despesas e Pagamentos
Todas as despesas e receitas devem ser demonstradas por meio de um balancete contábil aprovado pelo Conselho Consultivo. A forma de arrecadação é determinada por assembléia em função dos custos apurados ou previstos.

Despesas Ordinárias
Trata-se de despesas com limpeza, conta de luz das áreas comuns, conta de água, manutenção de elevadores, conta de gás, pequenos reparos, salários e encargos dos funcionários, parcela de seguro do prédio. Essas despesas são pagas pelo morador da unidade, seja ele proprietário ou inquilino.

Despesas Extraordinárias
São despesas com obras do edifício, iluminação, pintura do prédio, fachada, esquadrias externas, instalação de equipamentos de segurança e lazer, decoração e paisagismo nas partes de uso comum, e indenizações ocorridas em data anterior a do inicio de eventual locação contratada, onde as despesas cabem, exclusivamente, ao proprietário da unidade.

Fundo de Reserva
Valor pago pelos proprietários para fazer frente as despesas não previstas. A forma de arrecadação é regulada pela convenção.

CONDONAL

R. Ulisses Sarmento, 24 sl 701-705,
Praia do Suá, Vitória - ES
(27) 3434 5900

CONDOVILLA

R. Castelo Branco, 1006, Centro,
Vila Velha – ES
(27) 3329 2232

REDES SOCIAIS


Solicite uma proposta

condonal © 2018. Todos os direitos reservados.